domingo, 25 de janeiro de 2015

Ato-Retrato


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Auto-retrato

Pensa.
Pensa como quiseres, mas pensa e faz-me o retrato de memória.
Faz-me o retrato mas desenha-o; desenha-o a carvão.
Observa o que desenhaste.
Observa-me com atenção, traçado pelo teu pensamento, a carvão.
Pensa melhor, apaga-o e desenha-o de novo.
Ficou pior? Ficou melhor? Não consegues decidir?
Esborrata-o!
Esborrata-o com a mão que segurou o carvão com que me desenhaste
Agora recorta-o cuidadosamente e emoldura-o.
Coloca-o na parede, escolhe bem a parede; escolhe melhor.
Tem de ficar exactamente ao nível dos teus olhos,
Num ângulo de incidência perfeita da luz matinal
Num local por onde passes assiduamente
Mas nunca o vejas
Entretanto, pensa-me



1 comentário:

  1. Caro Homúnculo Perfeito, tentar desenhar assim, requer engenho e arte mão depurada. Até hoje não atreví mão tal desenho, a brancura lá permanece vazia à espera do borrão do carvão.
    Portanto espero que lhe continue a apetecer, a desenhar e a escrever:)))
    Bem-vindo.
    ResponderEliminar

Sem comentários:

Enviar um comentário